Somos tão jovens


Eu ia dizer que a treta sazonal canjica X mungunzá me deu uma vontade louca, como sempre acontece, de comer canjica. (ou mungunzá, quem se importa? O que é um nome, etc. aquilo a que chamamos canjica, se tivesse outro nome, não pera). Mas a verdade é que eu tô louca de vontade mesmo é de comer arroz doce.

Arroz doce é o doce mais improvável. Eu nem adoro arroz. Se eu paro pra pensar friamente, nem provaria. Qual a chance de ser bom, de dar certo? Mas ó, o arroz foi lá e não desperdiçou essa chance pequena não. Agarrou pela mão e se transformou nesse doce maravilhoso.

Vocês lembram de quando só tinha telefone fixo e só um aparelho por casa classe média? Aí tinha a mesinha do telefone. Com lugar pra guardar os catálogos e folhas amarelas. Quando os filhos chegavam na adolescência era muito importante ter um fio bem comprido pro telefone. O da minha casa só ia até a porta do meu quarto. Daí eu ficava ali, né? Sentada no chão, na porta do quarto, hooooras no telefone. Falando e desenrolando o fio. E a gente decorava os números. Algo que meus filhos nunca vão saber como é. Decorar números e desembolar fio. Mas a mesinha do telefone eles conhecem, tenho até hoje. Só não sabem a função original.

Hoje eu não sei nem o telefone da minha casa. Mas sei de cor ainda o telefone da minha avó. Minha avó morreu há 25 anos.  Minha avó fazia arroz doce. E pirulito de calda de caramelo.

Os móveis dela hoje estão aqui na minha casa. Cômoda, aparador, mesa de jantar, sofá, mesinhas, armário. Em breve (espero) vou ter que desapegar da maioria por motivos de mudança e falta de espaço. Fico triste porque me sinto deixando parte da minha história pra trás.

Mas talvez seja exatamente o que eu preciso nesse momento.  Deixar pra trás. E seguir em frente.

Deixe um comentário

