até as segundas podem ser felizes

De manhã, aquela correria, sempre. Mãe, não acho o casaco. Mãe, não acho o chinelo. Mãe, não acho a cabeça. Não, pera. Já escovou os dentes? Vambora, estamos atrasados. Correndo pela rua. Ufa, chegamos bem a tempo. Ele entra na piscina quentinha e eu desabo numa cadeira.

(Mas o bom é que você só trabalha à tarde, pode dormir até tarde todo dia, mó moleza, eles disseram.)

A volta é calma, friozinho de carioca, corremos pra chegar na parte da calçada que tem sol e esquentar os dedos dos pés. Porque o modelito é de carioca também: moletom e chinelo. Vamos conversando, inventando personagens, hoje estamos numa fazenda, eu sou a vaca, ele o coelho. Caminhando sem suor, sem passar mal, sem querer morrer. Outono, seu lindo. Fica, vai ter bolo. No display de propaganda na calçada, sempre tem anúncio de um filme. Mas hoje era do mc donald’s. “Olha, vai ter um filme de hambúrguer??” Rio por dentro quando me dou conta que aquele M amarelo não significa nada, podia ser o nome de um filme.

Pelo caminho vamos descobrindo mistérios. Coisas novas que não estavam ali da última vez, ou que estavam e não estão mais. Como sumiu? Como surgiu? Um galho no chão. Um risco pintado na árvore. Um copo abandonado no meio fio. A grama que foi cortada. Uma pegada no cocô do cachorro. Quem foi? Por que? Muitos mistérios, todo dia. E histórias e teorias inventadas que não acabam. Minha imaginação é pouca, a dele compensa. Agora somos detetives. A mangueira está cheia de frutos verdes que em breve vão amadurecer e se perder ao cair na avenida movimentada. O céu é azul que dói. “Mãe, você sabe como a gente descobre quantos anos a árvore tem? É só contar os círculos. Vamos?”

Vamos, claro.

8 comentários sobre “até as segundas podem ser felizes

Deixe um comentário

