Bolo de lobo, digo, de bolo

Meu filho tá naquela fase encantadora de aprender a ler, descobrir e brincar com as letras e as palavras. Aí tá lá almoçando em silêncio e de repente solta “se a gente colocar o RA ao contrário fica AR!”, empolgado com a própria descoberta. Eu fico só olhando, acompanhando, ajudando quando sou solicitada (por que escreve parede se a gente fala paredi?), mas principalmente, observando curiosíssima pra saber o que se passa naquela cabecinha cheia de cachos.

Nessas brincadeiras, bolo e lobo são as mais óbvias. A primeira descoberta. Afinal, já tava lá na Chapeuzinho Amarelo, o bolo de lobo fofo. E toda vez que faço esse bolo, o famoso “bolo de bolo”, penso nele. No bolo de lobo. Fofo, fofíssimo, acredito que por causa do iogurte. Só não é tão gostoso quanto a risada das crianças com o trocadilho.

Essa receita é pra você que diz que não sabe fazer bolo. Vai por mim, esse você vai conseguir. É simples e delicioso. Não tem segredo de execução, o pulo do gato é o uso de iogurte mesmo, que deixa muito macio. Toda vez que as crianças levam pra escola eu preciso mandar alguns a mais, porque tem encomenda dos amigos.  É sério. Se fico muito tempo sem mandar, vem recadinho cobrando.

O nível de dificuldade é o seguinte: Joana faz sozinha. Ela tem 9 anos. Ponto.

image.jpeg

Você vai precisar de: 3 ovos em temperatura ambiente, 1 copinho de iogurte natural integral, 1 copo de óleo (o copo medida pra tudo nessa receita é o do iogurte, ok?), 2 copos de farinha de trigo, 1 1/2 copo de açúcar (uso demerara), 1 colher de sopa de fermento, chocolate em pó a gosto.

Faz assim: liga o forno antes de começar.Se for usar uma forma grande, já unta e enfarinha. Pode fazer em forminhas pequenas  de papel ou silicone, aí não precisa untar. Começa misturando numa tigela a farinha peneirada e o açúcar. Em outra você bate os ovos, o iogurte e o óleo. Pode usar liquidificador pros líquidos se quiser, mas não é necessário. Aí junta tudo e mistura bem, batendo.  Por último, coloque o fermento e misture sem bater.

Só isso. Aí é colocar na forma ou nas forminhas. Se quiser um bolo mesclado com cara de bolo de vó, separa uma parte da massa e mistura chocolate em pó. Coloca uma parte da massa na forma, a outra por cima e usa um palito ou garfo ou o dedo mesmo (quem nunca) pra dar uma misturadinha.

image

Dica: Se tiver paciência, vai alternando colherada da massa branca e da preta no centro da forma. Aí vira um bolo de zebrinha. 😉

23 comentários sobre “Bolo de lobo, digo, de bolo

  1. Pingback: Bolo de banana (engorda e faz crescer) | bocozices

  2. vim aqui perguntar qual o iogurte que vc usa. pq depois vai falar que meu bolo deu errado pq o copo não era do tamanho correto. pq medida de copo pra mim é copo de geleia ou de requeijão. e iogurte que eu compro é de garrafa.
    e se o blo não ficar bom todo mundo vai saber que a culpa é sua.
    eheheheheheheheheh

    Curtir

  3. Voltei só pra dizer q não tinha os ingredientes, agora tenho, menos o fermento que acabou – mas o projeto continua. Vou fazer amanhã. Não tenho forminhas, vai na forma de bolo grande mesmo.
    Só tenho uma dúvida, o óleo q vc usa é qualquer um? Algum melhor que outro?

    Curtir

  4. eu estava empolgada e aí vc desafia, nós, pobres leitores, que nem formas temos, a fazer o bolo dizendo que o nível é a Joana, 9 anos. bateu o desespero. a cobrança. a noia. e a dúvida: aí caraca, esse nível quer dizer que todas nós sabemos fazer? será mesmo?. Só agora com 40 que possuo forminhas de silicone (que vc me deu), mas acho que vou tentar. mas preciso saber: quanto tempo em média no forno? pode abrir no meio do processo? essa quantidade que você postou dão quantas forminhas?

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu só tenho 6 forminhas de silicone. Tinha um monte mas as crianças usaram pra derreter giz de cera jurando que saía fácil. Obviamente, não saiu.

      Tempo de forno: não sei. Ahaha cara, isso é algo que vc vai ter que descobrir na tentativa e erro mesmo. Meu forno é fraco e quando a receita fala 30 mim eu já sei que vai quase uma hora. Complicado falar, então. Quando começar a ficar douradinho vc começa o teste do palito. Tá bom qd sai seco. Não pode abrir antes de crescer. Não tem pq abrir antes de ficar douradinho. Seu forno novo deve ter luz, senta na frente e fica namorando hahaha até pegar a manha.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Eu não cozinho nada, Angelique. Mas vejo suas receitas, seu jeito de contá-las e fico com vontade de fazer. Com a sensação de que vou conseguir. É tão gostoso de ler (e acredite: pra eu achar bom ler receita de qualquer coisa, o texto tem que ser incrível. O seu é). :*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário